Faça uma viagem incrível por um dos locais mais sagrados da Europa

O Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,44 km² de área territorial, e está localizado dentro de Roma, capital da Itália. Seu território é delimitado por altos muros que cercam a Cidade-Estado. Lá é onde a Igreja Católica Apostólica Romana estabeleceu sua cede, e onde o papa é autoridade máxima – tanto religiosa, quanto governamental.  Ele é chefe absoluto dos poderes do Executivo, Legislativo e Judiciário do país.

Diferentemente do Brasil, o Vaticano não tem política, partidos ou eleições democráticas para o povo.  Quando morre um papa (ou há renúncia) o poder passa temporariamente para um colégio de cardeais, que fazem a eleição para escolher o próximo pontífice.

Para cuidar das necessidades, manutenções e outras demandas da população existe a Fábrica de São Pedro, que é um órgão que corresponde a uma prefeitura. Embora existam cerca de 800 moradores na região, a taxa de natalidade é quase zero e quando acontece de nascer um bebê no Vaticano, sua nacionalidade é registrada de acordo com a de seus pais.

O país não tem exército, e atualmente quem faz a segurança das entradas da cidade e dos aposentos papais é a Guarda Suíça. E a polícia italiana cuida do resto da cidade e da população em geral.

Mesmo não fazendo parte da União Europeia, o Vaticano tem como moeda corrente o euro.

Confira uma lista dos pontos turísticos:

Basílica de São Pedro

É o maior e mais importante edifício da igreja Católica, e um dos locais mais visitados pelos cristãos. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares e pode albergar mais de 60 mil devotos.

Baldaquino de Bernini

Fica na Basílica de São Pedro, foi criado por Gian Lorenzo Bernini para um altar papal acima do túmulo de São Pedro.

Capela Sistina

Muito conhecida pela pintura no teto feita por Michelangelo no século XVI, fica no Palácio Apostólico, que é a residência oficial do papa.

Museus Vaticanos

É um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Fé que reúnem obras de arte clássica e do período do Renascimento.

Praça de São Pedro

Está localizada em frente à Basílica de São Pedro.  A praça foi projetada por Benini no século XVII e é cercada pela estrutura da basílica.

Castelo de Santo Angelo

Também é conhecido como Mausoléu de Adriano e fica às margens do Rio Tibre, diante da Ponte de Santo Angelo. O castelo atualmente é um museu.

Jardins do Vaticano

São jardins urbanos e privados que cobrem uma grande parte do território do vaticano.