Tema de diversos filmes de Hollywood, o pequeno país do sudeste asiático é encantador por sua beleza natural e cultura milenar

A maioria dos filmes de guerra norte-americanos que retratam as batalhas ocorridas no Vietnã mostram um país pobre e desolado pela violência. Mas a realidade atual mudou, e agora este é um dos destinos mais procurados por quem quer encontrar praias tranquilas, paisagens paradisíacas e uma culinária exótica.

Para os mochileiros de plantão a dica é hospedar-se nas cidades de Saigon e Hanói, isso porque as diárias de hotéis e pousadas são bastante atrativas. É possível encontrar hotéis cinco estrelas com custos baixos, mas com alta qualidade no atendimento e ótima localização.

Saigon e Hanói são os maiores centros populacionais do país, e possuem uma grande diversidade de gente. Todos os anos muitos turistas do mundo inteiro visitam essa região, então, juntando com os nativos que já residem ali, a cidade se torna superpopulosa.

Aos que já estão acostumados com o trânsito caótico e muitas pessoas nas ruas, o Vietnã é destino certo. O centro das cidades são super badalados, e contam com restaurantes, bares, boates e mercados populares. A vida noturna é bem agitada, mas para preencher o dia o turista pode escolher visitar museus, lojas e espaços culturais.

A receptividade asiática é um traço forte no país, todos estão acostumados com estrangeiros e grande movimento de pessoas pelas ruas.  O misto de som, cores e sabores é que vão te encantar no Vietnã.

Riqueza Cultural

Conhecido mundialmente por suas plantações de arroz, as tradicionais hortas continuam sendo cultivadas por todo o país. Inclusive, festividades anuais são realizadas com base na tradição vietnamita.

Na primeira semana de janeiro ocorre a Festa do Tet, onde as ruas e avenidas são pintadas de vermelho, que significa alegria e felicidade para os vietnamitas.

E em julho é celebrado o dia dos mortos, as famílias dedicam frutas e receitas tradicionais aos seus antepassados.

Falando de culinária, aqui o que predomina é a mistura de temperos e iguarias exóticas. As receitas mais tradicionais são à base de molho de peixe, arroz, pasta de camarão, limão, pimenta, canela vietnamita, ervas e legumes frescos. Não deixe de experimentar os pratos Canh Chua (sopa de ervas e legumes) e Goi Cuon (rolinhas de arroz e legumes).

Praias paradisíacas

Se você escolhe o destino da viagem pela praia, o Vietnã é o lugar ideal para passar alguns dias. Ao longo das ilhas é possível encontrar locais desertos e ainda selvagens, onde a natureza não foi tocada pelo homem. Perfeito para quem gosta de acampar, ou quer fugir do agito das grandes metrópoles.

Mas também é possível encontrar praias mais urbanizadas com hotéis e até resorts luxuosos, para quem escolhe esta opção os destinos mais selecionados são: Nha Trang, Phu Quoc, Hoi An, Mui Ne e Vung Tau.

Refúgios naturais

Visitar a Baía Halong é uma experiência única que mistura beleza, paz e harmonia.  São organizadas excursões de barcos e navios que podem durar de um a dois dias. Os passeios exploram as cavernas da região e o litoral.

Foto: Divulgação