A cidade tem hoje mais de 800 mil habitantes e extensão territorial de 408 km2 e desfruta de uma posição privilegiada.

Está localizada a 22 km do centro de São Paulo, a 50 Km do Porto de Santos, a 45 Km do Aeroporto Internacional e a 18 km do Aeroporto de Congonhas. Cruzam seu território as rodovias Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriça e o Trecho Sul do Rodoanel.

No coração do maior parque industrial da América Latina, representado pelo Grande ABC, a cidade de São Bernardo do Campo tem PIB superior a alguns estados do país, fazendo do turismo de negócios a primeira atividade turística imediatamente associada com a cidade. Conhecida como a capital do automóvel, da indústria e do novo sindicalismo, a cidade é o berço político do ex-Presidente Lula. Mas São Bernardo tem muito mais a ser descoberto!

Vale a pena conhecer a São Bernardo do Campo histórica. Fundada em 1553, a região estava na rota dos tropeiros no período colonial. São símbolos dessa época a Casa de Pedra e a Calçada do Lorena, localizados na Estrada Velha de Santos. Ambos são ícones do patrimônio histórico e, por isso, são tombados em âmbito estadual e municipal.

A cidade possui diversos equipamentos turísticos de lazer, esportes, cultura, gastronomia e compras: Cidade da Criança (primeiro parque temático do Brasil); Cidade da TV; Estádio 1º de Maio; Parque da Juventude Città di Marostica (que abriga diferentes modalidades de esportes radicais, como skate, patins, bike, rapel e escalada); Pavilhão Vera Cruz; Chácara Silvestre, Pinacoteca, entre outros. São famosas também as suas Rotas do Frango com Polenta, Rota do Peixe e a Rota dos Móveis (Rua Jurubatuba).

O município possui um dos maiores espelhos d’água do país: a Represa Billings (maior reservatório artificial da América Latina), que é adequado para esportes e passeios náuticos. Nela está o Parque Estoril, que une a beleza da flora e da fauna da Mata Atlântica com as águas da represa e possui diversos atrativos como teleférico, pedalinhos e zoológico. Na outra margem da Represa o destaque fica por conta da Prainha do Riacho Grande, recentemente revitalizada e que conta com pedalinhos, passeios náuticos, banana-boat e wet-bike, além de restaurantes e quiosques para alimentação.

Com larga extensão de área da Serra do Mar, São Bernardo do Campo também é o lugar ideal para a realização do ecoturismo, por meio de trilhas, caminhadas, contemplação e esportes radicais.

Foto Divulgação – entrada Riacho Grande – represa Billings

 

Comment here