Com mais de 121 km², o Walt Disney World Resort conta com quatro parques temáticos: Epcot, Magic Kingdom, Disney’s Animal Kingdom e Disney’s Hollywood Studios. Além disso, há dois parques aquáticos, o Disney’s Blizzard Beach e o Disney’s Typhoon Lagoon, e mais de 20 hotéis resort. Você encontra brinquedos interativos, atividades com animais, atrações mágicas, restaurantes, lojas e cerca de 60.000 atores se apresentando em mais de 3.000 papéis diferentes. Assim, os visitantes sentem toda a magia da Disney em cada visita.

Walt Disney World Resort, comumente conhecido como Walt Disney World e informalmente Disney World, é o resort de entretenimento mais visitado em todo o mundo, situado em Bay Lake, Flórida, próxima a cidade de Orlando. O resort foi aberto em 1 de outubro de 1971 e recebe anualmente mais de 52 milhões de pessoas em seus parques temáticos e hóteis.

Abrangendo 11.106 hectares, pertence e é operada por The Walt Disney Company através da divisão de seus parques e resorts e é o lar de quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, vinte e sete resorts temáticos (excluindo mais nove que estão no local, mas não pertencente ao The Walt Disney Company), dois spas e centros de ginástica, cinco campos de golfe, e outros locais de lazer, esporte, compras e entretenimento. Magic Kingdom foi o primeiro parque do complexo, seguido de Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom, abertos entre as décadas de 1980 e 1990[1].

O resort foi desenvolvido por Walt Disney na década de 1960 para complementar o parque da Disneylândia em Anaheim, Califórnia, que fora aberto em 1955. Além de hotéis e um parque temático similar à Disneylândia, os planos originais de Walt Disney também incluíam um “Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã”, uma cidade planejada que serviria como um laboratório de experiências para novas inovações para a vida na cidade.

Após intensa pressão, o governo da Flórida criou o distrito de evolução Reedy Creek, um distrito governamental que essencialmente deu para a Walt Disney Company os poderes e autonomia normais de uma cidade incorporada.

Apesar de muitos acharem, o complexo não fica em Orlando, mas sim cerca de 34 km ao sudoeste do centro de Orlando. A propriedade inclui as cidades de Lake Buena Vista e Bay Lake. Os 11.031 hectares são acessíveis pela rodovia estadual Central Florida’s Interstate 4, pela saída 62B (World Drive), 64B (US 192 West), 65B (Osceola Parkway West), 67B (SR 536 West), 68 (SR 535 North) e Exit 8 (SR 429).

Atrações – Parques temáticos

Magic Kingdom

Magic Kingdom é o primeiro dos quatro parques temáticos da Walt Disney World, inaugurado em 1971, é o mais lúdico de todos e também o que tem mais atrações. Na verdade a maioria das pessoas acha que o Magic Kingdom é a Walt Disney World, mas não, é somente o coração e a alma do império Disney. A marca registrada do parque é o Castelo da Cinderela que fica bem no centro do parque e serve de referência para as pessoas se localizarem.

Animal Kingdom

Inaugurado em abril de 1998, está em uma área cinco vezes maior que o Magic Kingdom e, seu intuito é celebrar a história de todos os animais: reais, imaginários e extintos. São áreas diferentes dentro do parque que conseguem criar um clima bastante natural e ao mesmo tempo apresentar atrações da mais alta tecnologia, como Dinosaur!, uma aventura no mundo dos dinossauros que é feita em tecnologia de Audio-Animatronics. Ao mesmo tempo que o parque apresenta atrações para diversão existe uma preocupação real com os animais, que pode ser vista principalmente na área Conservation Station, onde é mostrado como são criados os diversos animais do Animal Kingdom.

Disney’s Hollywood Studios

O parque Disney’s Hollywood studio é a colaboração da supremacia Disney em parques temáticos com a história cinematográfica dos estúdios Walt Disney. Fundado em 1989 com o nome Disney-MGM-Studios, no início fora acusado de estar copiando a ideia dos parques da Universal, porém antes sequer do anúncio dos planos da Universal na Flórida, a WDI (Walt Disney Imagineering – Os Imagineers) já estavam trabalhando em cima do projeto. O parque Hollywood Studios é diversão garantida para crianças, jovens e adultos que se interessam por cinema, sem contar que o Disney Studios é um dos parques mais famosos do Walt Disney World Resort. A ideia é celebrar os anos dourados de Hollywood, das décadas de 1930 e 1940 e também mostrar bastidores de produções que já foram feitas pelo estúdio, além das que estão em processo de desenvolvimento.

Epcot

O nome original era “EPCOT”, depois passou a se chamar “Epcot Center”, até que mudou para o atual “Epcot”. Nessa comunidade de sonhos de Disney, nações coexistem em perfeita harmonia e paz sobrevivendo do milagroso progresso do desenvolvimento tecnológico e o Epcot nunca estaria ultrapassado, pois sempre anda sendo atualizado. A comunidade em si nunca existiu, apesar da empreitada recente da Walt Disney Co. de criar uma cidade fechada, a cidade de Celebration. O Epcot é um parque com uma preocupação com a educação e, apesar do paradoxo, é um parque muito bem sucedido.

Disney’s River Country

Primeiro parque aquático do Walt Disney World Resort. Foi aberto ao público em 20 de Junho de 1976 e era acessado principalmente por meio de um trem que saía do Fort Wilderness,mas podia ser acessado também por carro ou ônibus.

Blizzard Beach

Trata-se de um parque aquático integrado ao complexo Disney em 1995 e que representa uma estação de esqui na neve, com inúmeros tobogãs, piscina de ondas e muitas outras atrações. A água em todos os parques aquáticos da Disney possui a temperatura controlada durante todo o ano, estando sempre em um temperatura agradável em qualquer época.

Typhoon Lagoon

É um maravilhoso parque aquático do Walt Disney World Resort, inspirado nas praias do Hawai. Foi inaugurado em 1989 que representa um pequeno vilarejo que foi vitimado por uma enorme tempestade que reduziu-o a ruínas. Na parte central do parque está localizado o Monte Mayday no qual está encalhado o Miss Tilly um antigo barco pesqueiro. Este parque aquático é considerado um dos maiores do mundo. As filas das atrações são consideradas em sua maioria moderadas. Umas das atrações de maior visitação e conseqüentemente de fila é o Shark Reef, que consiste de um passeio com tubarões e outros animais marinhos em um tanque com água salgada de verdade. O parque já foi palco do show gravado em dvd de Hannah Montana.