Se você não tem medo de altura o rapel é uma ótima pedida para fugir da rotina

Canyoning ou canionismo é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. Este desporto teve o seu “nascimento” no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.

É um processo de descida de uma vertente ou paredão na vertical na água com a ajuda de uma corda dupla passada sob uma coxa e sobre o ombro oposto a ela, ou por meio de um dispositivo especial que desliza controladamente pelo cabo.

É necessário força e técnica para a pratica do esporte, mas para inicio foco e atenção são primordiais para uma descida com segurança. O esporte é uma atividade radical que coloca o atleta em contato direto com a natureza, podendo ser realizado em paredões com cachoeiras.

A atividade foi criada tendo como base técnicas de alpinismo, e para iniciantes deve ser sempre realizada com instrutores. A técnica é usada por bombeiros e equipes de resgates em todo mundo em casos de salvamentos. O termo em francês significa chamar ou recuperar.

Benefícios do Canyoning  para saúde

Para a pratica do esporte é necessário concentração, controle da respiração e atenção em todos os momentos da prática, fazendo com que sejam evitados picos de ansiedade. Além disso, com a prática constante, é possível controlar o sentimento de forma mais natural, trazendo para o dia a dia.

O atleta precisa de muita atenção na descida para não escorregar ou se machucar, então a pratica ajuda a tornar mais fácil a coordenação motora dos nossos membros superiores e inferiores, além de transformar as ações cada vez mais precisas.

Durante a prática esportiva, todos os membros do corpo são movimentados, ajudando a fortalecer os ossos e músculos, além de proporcionar flexibilidade para todo o corpo.

Além dos benefícios físicos o esporte ajuda na redução do estresse, estar em contato com a natureza ajuda a tranquilizar e acalmar os ânimos.

Para evitar acidentes é necessário usar sempre usar capacete, utilizar tênis ou algum calçado com bastante aderência; luvas; o uso de calça ou bermuda será determinado pelo local onde o Rappel será praticado. Protetor solar e se hidratar também são importantes.