A prática de esportes é sempre bem-vinda para a saúde, e nada melhor que cuidar do corpo enquanto se diverte. O stand up paddle é uma opção para quem quer cuidar do corpo, tomar um sol, e se maravilhar com a paisagem. Basta a água ser calma, e o esportista ter equilíbrio para a pratica do esporte aquático.

O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa em todas as idades da vida, basta saber nadar. Sem dificuldade  para iniciantes, basta que a pessoa consiga subir na prancha e manter o equilíbrio enquanto rema.

Uma hora de stand up equivale ao mesmo tempo de academia, e a vantagem é que em cima da prancha você relaxa e curte o passeio enquanto malha.

O Stand up paddle também conhecido como SUP mais que um esporte é um estilo de vida para muitos atletas, é uma mistura de lazer com qualidade de vida e que ainda possibilita um contato maior com a natureza. 

Na prática do SUP o atleta trabalha os membros inferiores e superiores, além de exercitar o equilíbrio. Assim como em outros esportes, quem gosta da pratica do SUP tem um estilo próprio de se vestir, se alimentar e viver.

O primeiro passo para quem deseja se iniciar no SUP é fazer uma aula com um instrutor para descobrir qual é o melhor estilo de prancha e modalidade certo para você. Antes de comprar a prancha é melhor ter orientação com atletas profissionais. O tamanho errado do remo, por exemplo, diminui a agilidade na hora de fazer o SUP e prejudica o desempenho.

Após definir seu estilo é só ter criatividade e experiência para inventar diferentes formas de praticar o SUP. Existem diferentes estilos e formas de remar e ficar em pé em cima da prancha.

Um exemplo de estilo é o SUP Yoga, que ainda não é considerado uma modalidade de esporte, mas pode ser praticada como lazer.

Já para quem deseja competir e se especializar, existem apenas duas modalidades oficiais:

– SUP Surf: também conhecida como SUP Wave, essa modalide consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ela possui menos praticantes no Brasil.

– SUP Remada: essa modalidade é a que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ela pode ser praticada em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. Ela possui várias categorias, como a SUP Race, que necessita de pranchas especiais para que o surfista possa remar a favor do vento e da correnteza.

Imagem: Divulgação

Comment here