O esporte se tornou bastante popular e com as variedades de paredes de escaladas existem vários espaços bacanas para se praticar.

A escalada indoor estará presente nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, isso mostra como o esporte conquistou seu espaço. Atualmente as paredes mais comuns para a pratica são as no estilo Boulder, isso por que são mais fáceis de construir, não necessitam de equipamentos de segurança e oferecem muitas opções de treinamento a partir de sua base.

A escalada indoor é um gênero de esporte derivado da escalada praticada ao ar livre, justamente por ser mais fácil e segura, ela é a primeira opção para iniciantes. O indoor também é encarada por muitos como um complemento para a musculação e o condicionamento físico, já que algumas grandes academias dispõem de paredões.

Esse gênero de escalada é indicado para pessoas de todas as idades, entretanto é necessário que o iniciante tenha certo condicionamento físico para conseguir praticar o esporte. É necessário força para conseguir subir o paredão. Neste tipo de escalada, é preciso sempre que uma dupla esteja participando. Enquanto um sobe, o outro ficará no chão funcionando como contra-peso.

Lista de equipamentos necessários para Escalada Indoor

– “Cadeirinha”, uma espécie de cinto que vai sustentar o escalador durante a subida.

– Sapatilha ou outro calçado especial, para evitar escorregões imprevistos e firmar os pés.

– Mosquetão com trava (para prender a corda à “cadeira”).

– Saquinho com carbonato de magnésio, pó que mantém as mãos secas.

Os benefícios para o corpo são muitos, afinal qualquer esporte sempre é uma prática saudável. Na escalada os braços (em especial os antebraços), as pernas e o abdômen são as regiões mais trabalhadas e onde se percebe mais rapidamente os benefícios. Em geral, há melhora também da capacidade respiratória e do alongamento.

Confira alguns locais para pratica da Escalada Indoor

O primeiro ginásio criado em São Paulo foi a 90 Graus, seguido pela Casa de Pedra. Outros ginásios existentes no estado de São Paulo estão espalhados pelo interior como:

Altitude Escalada – São José do Rio Preto

Mantiqueira Escalada – Taubaté

Espaço BBloc – São Bento do Sapucaí

CT Ferragut – Vinhedo

Equilíbrio Boulder Gym – São José dos Campos

A Sala de Escalada – Ribeirão Preto

Gravidade Zero – Jundiaí

Imagem: Divulgação – Pinterest