Recém-encomendado e quinto navio da classe Meraviglia eleva a cinco o número total de transatlânticos da companhia movidos a GNL e, com o início da construção do MSC Virtuosa, três transatlânticos da empresa estão em produção no STX France, simultaneamente.
A MSC Cruzeiros e a STX France assinaram hoje um pedido para a construção de um quinto navio de cruzeiro classe Meraviglia. Com entrega prevista para 2023, a embarcação será equipada com uma nova geração de motores para bicombustíveis, desenvolvidos para operar com gás natural liquefeito (GNL). O transatlântico também contará com outras tecnologias inovadoras focadas no meio ambiente, incluindo um sistema avançado de tratamento de efluentes em conformidade com os padrões regulatórios mais rigorosos do mundo, como as disposições da Resolução MEPC.227 para o Mar Báltico.
Esse anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no estaleiro de Saint-Nazaire, com a presença de Bruno Le Maire, ministro francês de Economia e Finanças. A STX France e a MSC Cruzeiros comemoraram três importantes etapas no desenvolvimento de navios: a cerimônia de Corte do Aço do quarto navio da classe Meraviglia, durante a qual a armadora anunciou que o navio será chamado MSC Virtuosa; a Cerimônia da Moeda do MSC Grandiosa; e o teste de flutuação do MSC Bellissima. Pela primeira vez na história de Saint-Nazaire, três transatlânticos de uma única marca estão em construção no estaleiro de forma simultânea.
Em seu discurso antes de abrir as válvulas para inundar a doca seca onde MSC Bellissima foi construído, Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, disse: “Com o anúncio de mais uma nova embarcação, a 13ª em nosso plano de investimento de 10 anos, estamos afirmando nosso compromisso com o crescimento sustentável da companhia. Eu digo isso enquanto mais três navios da próxima geração da empresa estão em construção, simultaneamente. ”
O Sr. Vago acrescentou: “O nosso quinto navio da classe Meraviglia trará uma nova geração de tecnologia de ponta para o mercado voltada para o meio ambiente, beneficiando-se de inovadores motores movidos a GNL. Isso nos ajudará a reduzir ainda mais nossa pegada ambiental e avançar em nossa jornada de constante aprimoramento. A embarcação se juntará aos outros quatro navios da geração World Class, como parte de nosso compromisso com a governança ambiental, por meio dessa e de outras tecnologias e soluções de última geração implantadas em toda a frota. ”
  
O acordo para a construção de mais um navio Meraviglia-Plus representa um investimento adicional de 900 milhões de euros.
Sobre o MSC Bellissima e o MSC Grandiosa
O MSC Bellissima será batizado em uma cerimônia glamorosa, em Southampton, no dia 2 de março de 2019, enquanto o MSC Grandiosa será batizado em Hamburgo, em novembro do mesmo ano.
O MSC Bellissima também será o primeiro navio do setor a apresentar a assistente pessoal digital em um cruzeiro, chamada Zoe, como um novo recurso do MSC for Me, programa de inovação digital da empresa. Um dispositivo sob medida está sendo projetado especificamente para uso nas cabines a bordo e estará disponível em sete idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, português e mandarim. Este serviço digital fornecerá aos hóspedes uma maneira simples e sem estresse de descobrir informações que, geralmente, estão disponíveis no balcão de atendimento. Desta forma, o cruzeirista terá acesso às informações sem precisar sair de sua cabine. Essa inovação também estará disponível no MSC Grandiosa.
Ambos os navios oferecerão dois novos shows do Cirque du Soleil at Sea, criados exclusivamente para os hóspedes da MSC Cruzeiros. Isso faz parte de uma parceria de longo prazo entre a MSC Cruzeiros e o Cirque du Soleil, líder mundial em entretenimento artístico, que resultará em um total de oito shows originais que estarão disponíveis nos quatro navios das gerações Meraviglia e Meraviglia-plus – dois shows diferentes em cada navio.
O MSC Grandiosa terá uma promenade ao estilo Mediterrâneo ainda maior, um espaço inovador e exclusivo dos protótipos das gerações Meraviglia e Meraviglia-plus, que funciona como o centro social a bordo, com grande variedade de lojas e restaurantes especializados. Nessa área, os viajantes encontrarão um novo bar e lounge, o L’Atelier Bistrot, que contará com palco e pista de dança, arte impressionista, além de assentos no “terraço”, com mesas e cadeiras de bistrô parisiense. Durante todo o dia e à noite, esse premiado espaço contemplará ainda performances surpresa, incluindo flash mobs e festas temáticas, bem como projeções inspiradoras na tela de LED Sky de 98,5 metros.
A premiada oferta familiar da MSC Cruzeiros também apresentará alguns novos recursos e, a bordo do MSC Bellissima, será apresentado o Aqua Park com o divertido tema do ‘Grand Canyon’, além de uma série de novas opções de entretenimentos mágicos para crianças de todas as idades. O deck da família incluirá o DOREMI Studio Lounge, um lounge exclusivo para todas as atividades familiares; o DOREMI Tech Lab, parada obrigatória para crianças que adoram tecnologia; bem como instalações projetadas em parceria com especialistas da indústria infantil, incluindo o LEGO Group® e a Chicco®.
Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros, sediada em Genebra, na Suíça, é a maior empresa privada de cruzeiros do mundo e a companhia número um na Europa e na América do Sul. Mudando os paradigmas no mundo dos cruzeiros, a empresa alcançou um crescimento de 800% em seus primeiros dez anos, construindo uma reputação global na indústria e uma das frotas mais jovens dos mares.
A frota atual da MSC Cruzeiros conta com 15 navios ultramodernos, altamente inovadores e com design elegante, oferecendo uma experiência de férias inigualável, sempre com culinária deliciosa e autêntica, entretenimento premiado, muito relaxamento, acomodações confortáveis, além de serviço e expertise impecáveis.
Com o ambicioso plano de investimento sem precedentes de 11,6 bilhões de euros, a frota deve expandir para 25 navios até 2026. Até o momento, a companhia projetou seis novas classes de navios, sendo que todos os protótipos ultrapassam os limites da arquitetura e do design naval.
A MSC Cruzeiros tem uma profunda responsabilidade com os ambientes físico e humano em que atua. A empresa opera com o maior respeito pelos oceanos do mundo e está em uma jornada contínua para desenvolver formas inovadoras de reduzir o impacto ambiental de seus cruzeiros.
As experiências de férias da MSC Cruzeiros são vendidas em todo o mundo, por meio de uma rede de trabalho em 70 países. A empresa emprega mais de 23,5 mil pessoas em todo o mundo, tanto em terra como a bordo de seus navios. A MSC Cruzeiros faz parte do Grupo MSC, que é composto pelas principais companhias de transporte e logística.
MSC Cruzeiros
Foto: Divulgação