Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.

A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios.

Destacam-se, na região, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
A gastronomia regional é de grande riqueza. Fruto das tradições e das várias correntes étnicas que se instalaram na região ao longo dos séculos, permitem ao turista desfrutar de inúmeras opções de comida da fazenda, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, chinesa, mexicana, alemã. Todos os gostos numa mesma região, onde ainda destaca-se o belíssimo artesanato local e acontecem, durante todo o ano, inúmeras festas tradicionais.

O dia-a-dia do campo, as tradições, a culinária, as frutas frescas direto do pé, atrativos estes, cercados pela hospitalidade característica da roça, podem ser vistos nos roteiros rurais do Circuito, que se completam pelas adegas de produção de vinho artesanal, alambiques e pela cultura italiana tão presente em todos os municípios. Os causos, as paisagens, os sons e o cheiro de doce feito no fogão à lenha, de bolos e pães fresquinhos, servidos com o café feito na hora, complementam essa deliciosa – e saborosa – viagem pelo interior do estado.
Viaje nas cores, cheiros e sabores do turismo rural no Circuito das Frutas!

ATRATIVOS:

Adegas, alambiques, apiários, cantinas, fazendas históricas, fazendas em meio a APA – área de proteção ambiental com trilha, sítios produtivos, restaurantes campestres com comida do sítio, festas das frutas de época da região, pousadas rurais e muito mais, que encantam a todos que aqui visitam.

Em 2009 foi agregado aos atrativos do Circuito das Frutas, o Expresso Turístico, que sai da Estação da Luz todo 1º, 3º e 4º sábados do mês, às 08h30, com destino a Jundiaí. A partir de Jundiaí temos um roteiro rural ou rural e cultural, de acordo com a programação, que acontece entre 10h30 e 16h00.

Conheça mais aqui.