O Circuito das Águas do Sul de Minas é composto por onze municípios: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, São Lourenço, Lambari, Maria da Fé, Soledade de Minas e Três Corações.

A cidade de São Lourenço é a maior entre todas que fazem parte do Circuito das Águas. Com cerca de 40 mil habitantes, atrai turistas que buscam em suas águas propriedades terapêuticas. Seu principal ponto turístico é o Parque das Águas, o maior entre as cidades vizinhas, com 400 mil metros quadrados. Há nove fontes hidrominerais espalhadas pelo parque, cada qual com sabor e indicações terapêuticas diferentes. O parque é muito bem conservado e cuidado, principalmente por ser mantido pela Nestlé, empresa que engarrafa a água da cidade. Inclusive, é da Fonte Oriente que a empresa extrai a água naturalmente gaseificada, que é distribuída em todo o Brasil. Uma outra grande atração do parque é o balneário em estilo clássico, que oferece banhos de água mineral e massagens terapêuticas. Saiba mais sobre o Parque das Águas de São Lourenço no site oficial do parque. A entrada no parque custa R$ 7,00 e os tratamentos são cobrados à parte.

Caxambu também faz parte do circuito, com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade oferece ao visitante descanso e tranquilidade. As fontes são belíssimas, de arquitetura rebuscada. As fontes de águas mais consumidas do parque são a da Fonte Leopoldina, por ser magnesita e indicada para problemas hepáticos e alterações do intestino grosso e a Fonte Duque de Saxe, que por sua água ser altamente alcalina atrai pessoas que precisam ajudar o fígado a funcionar melhor e aliviar a ressaca. Dentro do parque também há um belíssimo balneário, fundado em 1907, que oferece banhos, massagens e duchas terapêuticas, tudo com as poderosas águas minerais da região.

Cambuquira é a menor cidade do Circuito das Águas do Sul de Minas, com apenas 12 mil habitantes, dispõe estrutura de hospedagem e alimentação. No parque da cidade, há cinco fontes de águas minerais e também um pequeno balneário para atender os visitantes.

As outras cidades também oferecem exuberante natureza e delícias culinárias mineiras, como os doces de leite, goiabadas, doces de amendoim e bananadas que são produzidos fortemente no sul do estado.

Imagem – divulgação

Saiba mais aqui.