As fazendas existentes em Mococa (SP) fazem parte do Roteiro Café com Leite, que ainda inclui 10 cidades paulistas e 10 mineiras. Os fazendeiros proprietários abrem as porteiras para que o turista sinta em parte a vida no campo.

O visitante é recebido com um banquete caipira tradicional da região, como pão de queijo e derivados de milho. Ele também pode andar a cavalo e conhecer o volteio, um esporte onde o cavaleiro está em constante equilíbrio com o animal.

O passeio a cavalo passa por 12 propriedades rurais e leva cinco dias para ser concluído. São fazendas de gado e de café que preservam a tradição. Alguns casarões utilizados para hospedar os turistas são da primeira metade de século XIX.

No circuito, também acontece o turismo de habitação, onde é possível conhecer a rotina da fazenda, como ordenhar vacas e alimentar os animais.

Só para abrir o apetite…

A Fazenda Buracão, em Mococa, que faz parte do roteiro, recebe esse nome por ter nascentes que têm origem no meio de uma grande erosão do solo. O local já foi cenário de um filme na década de 1970. Na fazenda o visitante tem oportunidade de aproveitar os roteiros da natureza e histórico.

Mais informações sobre o circuito podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone (19) 3665-3921, na Prefeitura de Mococa.

Foto: divulgação

Comment here